quinta-feira, 30 de abril de 2009

Eu e meus colegas fomos a uma palestra que falou sobre o machismo do homem e a agressão fisíca e psicológica sofrida pela mulher , foi muito bom, aprendemos com a palestra, falava sobre muitas coisas, como na época em cada um fazia o que queria ,não havia compromisso, no dia seguinte homem fazia qualquer coisa e as mulheres também . Aconteceram três encenações, apresentadas pelo primeiro ano do Ensino Médio.

Relatório de Palestra

Eu e meus colegas presenciamos uma palestra, cujo relatório publico aqui.
Primeiro duas peças de teatro foram apresentadas, uma sendo entrevista.
Elas(só eram mulheres na peça) encenaram o livro "Quem vai para a cozinha?", que faz um relato sobre o machismo dentro de casa.
Na entrevista, meninos vestidos de mulher encenaram uma entrevista para o jornal, falando sobre os "namorados machistas" que possuíram.
Também houve a leitura da crônica(escrita pela turma da 1ª série do ensino médio da escola que estudo, auxiliados pela Profª. Maria Doloures de Mattos, ou Dodô) do livro " um amor em Paris ".
A professora Cláudia Miranda, convidada pela diretora da escola, se pôs presente, dando uma palestra sobre a mulher na atualidade.
Bem, este é o relatório publicado.
(atividade realizada na aula da Profª. Dodô.)

Machista E Agressor

Eu, Guilherme Biezus, juntamente com meus colegas, fomos assistir a uma palestra no auditório da UNC, Universidade do Contestado. Foi uma palestra muito proveitosa e interessante,era sobre o machismo dos homens e adolescente, também a agressão física e psicológica contra a mulher.
Há varias maneiras de distinguir o machismo dos homens; uma delas é em brigas, pois quando o homem ou adolescente brigam ficam com o rosto avermelhado e olhos arregalados, muitas vezes quando isso acontece, estão com vontade de chorar, pois para muitas pessoas do sexo masculino chorar é coisa de mulher; outro exemplo é quando o homem não usa a camisinha. Esse machismo vem especificamente do pai da criança do sexo masculino, se a criança chora, o pai fala que ele é um homem e que homens não choram. Vejam só, o pai é machista e que tornar a criança igual! Como falei do machismo; vamos falar da agressões físicas e psicológica contra mulheres.
De repente surgira uma pregumta qual o motivo dessa agressões, primeiramente isso vem desde muito tempo , por exemplo, os homens pré-históricos maltratavam as mulheres e também as agridiam, pouco mais a frente, mulheres serviam para cuidar da casa e das crianças. Não havia envolvimento da mulher no desenvolvimento da criança no útero, e se nascesse menina o "forno " estaria com problemas. E não é isso, as mulheres quando não aceitavam fazer algo era desprezadas e agredidas, mas o tempo passou e as coisas mudaram, na época em que estamos,é proibido agressão contra ela e eles.. Existem casos de sério dano psicológico e físico, uma mulher chamada Maria da Penha foi uma vítima, que agredida fisicamente e verbalmente ficou traumatizada, em homenagem a essa incrível mulher, foi criada a lei Maria da Penha! A salvação das mulheres, ela trabalha na defesa das mulheres .
Mas não só a mulher é agredida, muitas vezes elas também agridem o homem. Isso também está errado.
O melhor mesmo é homens e mulheres convivendo e respeitando suas diferenças.

quinta-feira, 23 de abril de 2009

A livroteca

A livroteca tem vários livros de conteúdo para crianças até adultos.
Lá, vamos com a professora de português, Dodô fazer aula de leitura.
Lá, há vários mapas em um suporte a em torno de 50 mapas: exemplo Mapa-Mundi, entre outros.
Com o professor de geografia Sérgio vamos pesquisar lugar, rios, lagos e oceanos.
Também há livros e pósteres sobre o corpo humano.
Lá vamos nós com a professora de ciências a Sandra para a livroteca ler e observar os pósteres e livro do nosso corpo.
vários livros que falam sobre, mitologias.
E com a professora de história a Cleo, vamos estudar sobre mitologia.
Temos livros que mostram imagem de pinturas famosas.
E daí vamos com a Rejane ver essas imagem.
Aleluia bateu o sinal acabou a aula. Vamos fechando as janelas da livroteca, e deixando as suas paredes beges, suas mesa e cadeiras, passamos a chave na porta e vamos embora. Mas a nossa amada livroteca não ficará sozinha por muito tempo, pois amanhã estaremos de volta, a não ser nos fins de semanas nnnnnnnnnnnnéééééééééééééé ??????.

A LIVROTECA CEM% LEITURA

Existe um colégio chamado CEM, que significa Cooperativa Educacional Magna, eu estudo lá, temos aula na universidade de Concórdia da 5a série até o 3ão, temos um núcleo em outra parte da cidade que tem as outras séries, lá na universidade tem um espaço de leitura que muitos acham que é uma biblioteca, mas é uma livroteca, a diferença é que na biblioteca tem livros para leitura e também para pesquisas, a livroteca tem só livros para leitura,na nossa, 5 mesas, sem contar a mesa da livrotecária, a Lisiane, todo mundo a chama de Lisi, também 5 estantes, 3 delas com livros de muitas coleções, uma com lançamentos, e outra com revistas,também um suporte com mais ou menos 50 mapas.
Haja geografia!
também tem um computador, e nove grandes janelas cobertas com cortinas de cor bege marrom e cinza, dois ventiladores de cor cinza, um armário branco grande,três paredes e um teto pintado em bege e uma parede em salmão para destacar.
´ Tem uma série de livros que eu li dois de seis livros, a coleção Heróis por Acaso, tem livros separados para cada serie, é livro que não acaba mais! , bom... não sei mais o que falar da livroteca, então... fim!.

Livros, livros e mais livros na nossa livroteca da escola.

No meu colégio (Cooperativa Educacional Magna - Colégio CEM), existe uma biblioteca. Bem, não é bem uma biblioteca, está mais pra livroteca(porque só tem livros), mas dá pro gasto.Ela é assim: Tem 4 paredes. 3 são bege e a do fundo é salmão. Não gostei dessa, pois não combina com as outras. Bem, voltando a descrição: tem 6 mesas(na cor bege), contando com a da "Livrotecária", mas uma está bamba e não podemos usá-la. Também possui 4 prateleiras(também bege) com livros e revistas e também um balcão(esse é marrom). Há um armário(bege) para as revistas de recortes. Lisiane é o nome da "Livrotecária". A livroteca também tem 9 janelas(de parapeito bege. Ai,ai, adoro esta cor). Lá é quente, por isso possui ventiladores. Bom, é isso. Putz, falei demais.

O mundo dos livros

Em uma escola chamada CEM existe uma livroteca só para leitura .Ela tem 6 mesas contando a da livrotecária ,5 prateleiras em cada estante e uma para revistas ,3 paredes beges ,e uma salmão , 2 ventiladores e muitos mapas. Há blecautes cor creme e 9 janelas, há muitos livros de várias coleções e um computador . A sala é espaçosa com os livros organizados , o clima é bom e é silenciosa, Também há livros de ação ou aventura terror ou comédia , drama ou romance.
A livroteca é um bom lugar para se fazer leitura .É um lugar traquilo para ler o livro que gostamos ou aprender com outros livros de conhecimento gerais .
Com os livros que estão na livroteca podemos viajar pelo mundo, imaginar histórias fantásticas e sonhar com um conto de fadas.

quarta-feira, 8 de abril de 2009

10 dicas para salvar o mundo

· Diminui a quantidade de lixo que produz todos os dias.
· Fecha a torneira enquanto escova os dentes.
· Usa as máquinas de lavar roupa e louça somente quando estiverem cheias.
· Usa de produtos biodegradáveis.
· Não jogue lixo na sanita.
· Não jogue óleo de fritar na pia.
· Desliga a luz quando ela não for necessária.
· Não solte balões. Eles podem causar incêndios e acidentes aéreos.
· Ensina as crianças a respeitar a natureza, fazendo-as cuidar de plantas e animais dentro de casa.

Põe em prática essa dicas e o meio ambiente á de te agradecer!

10 dicas para salvar o meio ambiente

1-COZINHE MAIS EM PANELA DE PRESSÃO
Você pode cozinhar tudo em panela de pressão (feijão, arroz, carne, peixe, macarrão etc.), de forma rápida e economizando 70% do gás.
2-TAMPE SUAS PANELAS AO COZINHAR
Ao tampar as panelas, você aproveita o calor que se perderia no ar.
3-COZINHE EM FOGO MÍNIMO
A comida não cozinha mais rapidamente com fogo alto, pois a água não ultrapassa 100ºC em uma panela comum.
4-ANTES DE COZINHAR, RETIRE TODOS OS INGREDIENTES DA GELADEIRA
Evite abrir e fechar a geladeira constantemente. Essa atitude desperdiça muito mais energia.
5-FAÇA USO DE GARRAFA TÉRMICA
Ao invés de abrir a geladeira o tempo todo, use uma garrafa térmica de 2 ou 5 litros com bastante gelo. A temperatura da água fica conservada o dia inteiro e você economiza energia
.6-COMA MENOS CARNE VERMELHA
A criação de bovinos é um dos maiores responsáveis pelo efeito estufa. O mau cheiro que eles exalam é metano, um gás inflamável e poluente. Além disso, a produção de carne vermelha demanda uma enorme quantidade de água. Cada 1 kg necessita de 200 litros de água potável. O mesmo quilo de frango consome 10 litros.
7-MANTENHA O MESMO APARELHO DE CELULAR
Celulares utilizam derivados de petróleo em suas peças e materiais pesados em suas baterias. Além disso, na maioria das vezes, sua produção é feita utilizando mão-de-obra barata de países em desenvolvimento. Evite a troca constante. Se o problema for bateria, considere o custo/benefício de trocá-la e descartá-la adequadamente, encaminhando-a a postos de coleta.
8-USE MAIS VENTILADOR AO INVÉS DE AR-CONDICIONADO
Um ventilador de teto, por exemplo, gasta 90% menos energia, se comparado a um ar-condicionado. Portanto, sempre que possível, use mais o ventilador. Uma outra alternativa é combinar o uso dos dois. Regule seu ar-condicionado no mínimo e ligue o ventilador de teto.
9-LIMPE OU TROQUE OS FILTROS DE SEU AR-CONDICIONADO
Um ar-condicionado sujo representa 158 quilos de gás carbónico a mais na atmosfera por ano
10-USE SOMENTE PILHAS E BATERIAS RECARREGÁVEIS
Elas duram anos e podem ser recarregadas em torno de 1.000 vezes.

10 dicas para salvar o mundo

1- Não jogar lixo nos rios e nem nas ruas.
2- Não desperdiçar água.
3- Não demorar no banho.
4- Não poluir
5- Usar folhas recicláveis
6-U se copos que de para usar mais de uma vez
7- Resicle seu lixo.
8-Ande de transporte coletivo.
9- prefira andar de bici
10- Prefira sair a pé do que andar de carro


Aluno- Guilherme Biezus

Atividade realisada em sala de aula com o professor Sergio- Geografia

Dez dicas para melhorar a vida na Terra

Remover formatação da seleção
1 . A população da terra está aumentando mais do que a natureza pode sustentar. Para que um colapso demográfico não aconteça, o planejamento familiar é indispensável;
2. Colabore em casa, na vizinhança, na escola. Participe de campanhas na comunidade e difunda suas idéias;
3. Filie-se a uma ONG local e ajude na luta em defesa ao meio ambiente, participe das reuniões do Conselho de Meio ambiente de seu Município, de audiências públicas e eventos sobre a
área ambiental
4. Acompanhe sempre as notícias sobre Meio ambiente, mantenha-seatualizado;
5. Escreva para jornais, revistas, rádio e internet sobre temas ambientais. Ajude a preparar as novas gerações a respeito dos princípios ecológicos, só assim teremos a garantia de um mundo mais equilibrado;
6 . Jogue lixo no lixo, não jogue em rios, ruas ou em qualquer outro lugar;
7. Seja coerente, utilize apenas produtos que não agridem o meio ambiente;
8. Evite produtos transgênicos ou outros que não respeitam o meioambiente;
9. Acompanhe o trabalho de políticos. Cobre as propostas de seu candidato e denuncie quando ele não as cumprir;
10. Reveja seu estilo de vida. Pense em um padrão condizente com um mundo sustentável.

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Numa cidade de repente, todos os moradores recebem cartas dizendo que todas as palavars do mundoo iria ser trocadaas, tods os se asustam, mas não a nada a sse fazer já esta decidido.
So que aquele que mais se da mal é o caçador porque na ora de vender ele vai ter que dar algus nomes difiseis, veja prque com uma historia dentro da outra mas que legal então vamos ver a historia.
Num dia um caçador de quinta saira para caçar, na cidade , la chegar la epa ele vira um cone ele se prepara, e pinge dderubu o cone recolheu a caça. E de repente ele avista um gay de cidade ele se prepara e pingi deruboou o gay. E ele ddecide que vai matar apenas um animal, ele avista uma, ele avista uma mercedes e ele se prepara e ping ping ping mas que picho grande ping ele derubou a mercedes.
Decide voltar paara o ssseu ninho na flhoresta em seu ninho ou chegar la ele

Super Mario: Uma aventura maluca

Capítulo 1: A carta

Em um dia ensolarado, Mario e Luigi foram visitar Peach (Princesa Caramelo) em seu castelo.

-Oh de casa!- Gritou Mario, enquanto tocava a campainha.
-Entrem- Gritou uma voz feminina de cima da torre. Ela baixou a ponte.
Já dentro do castelo, eles se dirigiram para a sala-de-estar.
-Aceitam um café?- perguntou Peach, estendendo duas xícaras com o liquido escuro.
-Obrigado!- responderam os dois simultâneamente.
-E então, como foi a viagem?-
-Ótima!- disse Luigi, falando na frente de Mario.
-Que bom! Querem uns caramelos?- disse ela, empurrando um pratinho com os docinhos na direção deles.
-Eu quero!- disse Mario, pegando alguns caramelos do prato.
-Você quer?-ela perguntou para Luigi.
-Não gosto muito de doces-respondeu-lhe.
Eles passaram o resto da tarde conversando, tomando café,chupando caramelos e se divertindo, é claro.Mas na hora de ir embora, perto da ponte-elevadiça, eles avistaram o mensageiro de Peach vindo correndo, aflito, com uma carta consigo.
-Alteza!Alteza!-gritava ele de longe-Trago uma mensagem urgente!Da prisão!
-O que será?-perguntou-se ela, enquanto desenbrulhava o papel.
Mario e Luigi a observaram Peach, até que ela ficou pasma e descorada, leteralmente de queixo caído.
-O que aconteceu?-perguntaram eles.
-Leiam-disse ela, entregando a carta nas mãos de Mario.
Na carta estava escrito:
Cara Princesa Peach,
Estou muito triste de não ter sido convidado para suas festas, por isso dicidi dar minha própria festa, e você está convidada.
Esta é uma festa diferente, em que todos podem participar, e local é qualquer um! Leve Hilário e Gengibre para que eles possam aproveitar também.
Espero que apareça, sta. Cogumelo, e ficarei muito feliz.
Ass:Browser
Mario e Luigi não entenderam o por que de Browser usar o termo "sta. Cogumelo" para se dirigir a Peach, e também não faziam idéia de quem ele estava falando quando mencionou os nomes "Hilário" e "Gengibre", mas quando se tratava de Browser, eles sabiam que não era coisa boa, e eles iriam descobrir logo logo.
Capítulo 2: A descoberta.
-Não tem mais nada escrito aí?-perguntou Mario, esticando o pescoço para tentar analisar a carta.
-Não.Nada-Respondeu Luigi.
-Me dá isso aqui!-Disse Mario, e arrancou a carta das mãos de Luigi.
Ele analisou-a cuidadosamente.Mas para sua decepção, não encontrou nada.
-Não tem nada mesmo!-.
-Tente procurar dos lados-.
-Já vi dos lados!-.
Enquanto os dois discutiam, Peach observou na carta uma pequena mancha dourada, em que podia se ler: "me queime". Peach entendeu o recado na hora.
-Me dá isso aqui- ela arrancou a carta das mãos de Mario.
-Peraí-disseram Mario e Luigi.
Peach entendeu. Ela aprendeu na escola real que, se você misturar suco de limão com água, você vai obter uma tinta invisível. Escreva uma mensagem e mande para um amigo. Se ele souber a técnica, ele vai saber que para ler a mensagem, é necessário colocar o papel no forno por aproximadamente 30 minutos.Foi isso que ela fez. Assim que os minutos passaram, quando viraram o papel, puderam ler:
Quando o relógio marcar 19:30 do dia de 17 de Abril, as palavras denominadas "substantivos" irão mudar, invertendo tudo, e então serei o soberano do mundo.Se quiserem me encontrar, estarei no reino 4, ou seja, no MEU reino, no meu lar, o "inferno de Browser".Espero que vocês gostem do novo soberano do mundo a partir de agora.HA!HA!HA!HA!HA!
Capítulo 3: A viagem.
-Não podemos deixar isso acontecer!-exclamou Peach, não querendo o pior para o seu mundo-Não posso deixar ele governar o reino Mushroom assim!-.
-O pior é que são 19:25 agora-Disse Luigi.
-Então é apenas uma contagem regressiva!-Afirmou Mario-Daqui a 5 minutos teremos de aceitar Browser como nosso rei!Eu não vou permitir isso!Eu vou viajar até o covil de Browser e derrotá-lo lá, e vou obrigar ele a desfazer o que ele fez para mudar tudo!Quem está comigo?-.
Imediatamente, Peach e Luigi ergueram a mão direita, e cada um começou os preparativos.Eles voltaram com várias coisas que poderiam ser úteis.
-5...4...3...2...1...ZERO!-E uma onda com as cores do arco-íris ocupou o céu por alguns instantes, e desapareceu.
-Pronto!Agora só falta conferir os Kits...-Mario parou quase subitamente.Ele não sabia o que havia acontecido, e ele tentou falar de novo-Kits...Kits...Kits...-mas não adiantou.Ele tinha se esquecido da carta, e por isso se surpreendeu ao tentar falar a palavra "itens"(já que ela é um substantivo).
-Nós entendemos, Hilário.- e Peach, ao notar o que havia falado, caiu na gargalhada.
-Cobra?(Corda)-.
-Confere-.
-Caverna?(Lanterna)-.
-Confere-.
-Funil?(Cantil)-.
-Confere-
-Lambida?(Comida)-
-Confere-.
-Molas com mofo?(Bolas de fogo)-.
-Confere.-
Confere, confere e mais confere.Parece que nossos amigos estão prontos para a sua jornada!
Capítulo 4: Reino nº 1; DK(Donkey Kong)
Ao chegar ao reino nº1, o de DK, eles se dirigiram logo ao palácio do rei, onde o encontraram normal, como se nada houvesse acontecido.
-HM, você não observou nada fora do normal ultimamente?
-Não, nada não, Princesa Cogumelo- e DK, observando a burrice que havia falado, começou a se desculpar:-Desculpe-me dona Cogumelo, eu não sei o que estou falando!-e ele percebeu que cometera o erro novamente.Porém, dessa vez, ao invés de se desculpar, se impôs, estufou o peito e indagou os três:
-Eu sou Honey Mong, e que cortiço(feitiço) vocês lançaram em meu cadarço(palácio) para que ele fique assim?-.
-Não fomos nós, caro HM, foi Browser tentando ser o veterano(soberano) do fundo(mundo) mais uma vez-Respondeu Peach.
-Sei, e como posso confiar em vocês?-perguntou DK.
-Nos deixando passar, assim poderemos colocar tudo de volta no seu devido total(local)-respondeu-lhe Mario.
Ele pensou, e, após algum tempo, nossos aventureiros puderam seguir viagem para o reino nº2, o reino de Zelda e de Link.
Capítulo 5: Reino nº2; Zelda e Link.
Após passarem pelo reino de DK(agora HM[Honey Mong]),no dia seguinte, eles tiveram de passar pelo castelo de Hyrule, onde viviam a rainha Zelda e o elfo(também seu guardião) Link. Estes os acolheram aflitos, pois já tinham notado as "pequenas" diferenças dos substantivos.
-Desse jeito vamos sucumbir!O que faremos se ficarmos assim para mente(sempre)?
-Calma rainha!Estamos passando por atchim(aqui) para deter Browser e salvar o fundo-falou Luigi, a muito tempo quieto.
-O que você acha, Mint?-perguntou Zelda para Link.
-Alteza, com todo o direito(respeito), me responda uma serena(pequena) coisa: o que doce(você) acha dos cones(nomes) que ele nos deu: Mint e Melda?Se eu estivesse disponível no coentro(momento), iria com eles só para melecar(colocar) um nome esquisito no ex-presidiário!
E então Link liberou a passagem para nossos aventureiros.Agora só faltava eles passarem um reino antes da batalha final com Browser.
Capítulo 6:Reino nº3; Fox McCloud e Equipe StarFox.
No dia seguinte, depois da conversa quente que tiveram com Link e Zelda, eles teriam de chegar ao reino do espaço, onde pegariam uma carona na nave de Fox McCloud, um mercenário de um planeta não muito longe dali. Mas antes, teriam de resolver um problema um pouco mais sério do que um meio de transporte: a água havia acabado.
Eles resolveram se separar, cada um com um cantil para procurar água. Os três acharam a mesma fonte, ao mesmo tempo pelo mesmo caminho. Chegando no acampamento, eles beberam um pouco de água e se prepararam para caminhar até a linha que corta o planeta deles ao meio. Essa linha existia de verdade, mas a gravidade do planeta puxou-a, causando uma grande cratera no meio do planeta.Agora, para transitar de uma parte do planeta a outra, é preciso pagar para pegar uma nave e passar pela cratera. Era o que eles iriam fazer.Ao caminharem bastante sentiram a temperatura subir.Quando viram as naves, ficaram muito felizes ao vez que Fox os esperava.
-Muito obrigado, Sr. Mot, por tudo o que o motor(senhor) fez pela gente-agradeceu Peach.
-Ah, que isso gente.Eu faria isso mesmo que fosse com uma marte(nave) alugada, pois querer seu come de volta não é crime, ou é?-respondeu Fox. Quando descem da nave, vêem uma imagem inimitável ou ininganável:Browser.
Capítulo 7: A batalha final.
Assim que ele os viu no mercadinho da vila, saiu correndo.Mario,Luigi e Peach o seguiram até dentro do covil, onde pegaram as molas com mofo(bolas de fogo) e avançaram.Quando chegaram ao centro, viram Browser sentado no trono.
-Parece-me que vocês quase me pegaram lá no centro da cidade-falou Browser, num tom de sarcasmo.
-Pare com isso e desfaça a magia-Gritou Peach.
-A é? E quem vai me impedir?
Mario e Luigi se entreolharam e pularam em cima de Browser, que os jogou para longe.Eles começaram a jogar as molas com mofo nele e ele quase caiu do pilar que estava se equilibrando.Mario e Luigi pularam em cima dele e Browser caiu.Como seu casco era duro, então ele não se machucou.Chamamos a polícia e descemos para ver se ele não estava fingindo.A polícia chegou, o imobilizaram e tudo voltou ao normal.
Algum outro dia eles se encontraram e me chamaram, e é claro que eu aceitei(não sou burro).Eles me relataram a história e eu fiz um livrinho, e o postei neste Blog.Tomara que gostem, pois algumas semanas depois, o mensageiro de Peach trouxe uma mensagem de que Browser havia escapado da prisão, e vocês podem imaginar o que aconteceu...
Fim

Olivia a menina poderosa

Em uma cidade havia uma menina poderosa que se chamava Olivia ela poderia mudar o nome das coisas ela sua família e seus amigos sabiam que ela era poderosa . Pois a menina estava cansada de só repetir as palavras então Olivia usou o seu poder e mudou os nomes das coisas . Começou a confusão , pois as pessoas trocavam o nome de tudo até os cachorros não latiam auauauau eles latiam miumiumiu e os gatos auauauau a mãe de Olivia disse : Me traga o livro para eu ler filha e Olivia com um quadro na mão e a vizinha do lado disse:Filho me traga as flores para eu plantar no jardim e o filho com um livro na mão . Depois de 1 mês Olivia disse: Que linda flor e a vizinha obrigada pois Olivia ficou muito contente com as trocas de palavras pois foi o seu único poder que ela tinha mas todos ficaram felizes.

Haryela